segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O que faz do Maranhão um dos estados com maior número de blogs do país?


O Maranhão talvez seja, proporcionalmente, o estado com o maior número de blogs do país. E a grande maioria deles sobre política. Em praticamente todos os 217 municípios maranhenses há algum blogueiro. Isso porque somos o pior estado da Federação em acesso a internet, segundo dados do Ministério das Comunicações.

Surgem blogueiros no Maranhão tal como aquelas pragas de redores que ocorrem nas plantações de arroz em regiões da Ásia. É algo impressionante e digno de estudo dos cursos de Comunicação das nossas universidades.

Costumo assegurar que esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de polarização/radicalização da política maranhense, e, com o advento da internet, abriu-se um horizonte infinito para a proliferação da páginas pessoais na rede mundial de computadores.

Soma-se a isso, a concentração dos meios de comunicação nas mãos de grupos políticos, em especial da família Sarney, que por anos deteve o monopólio da informação por estas terras.

O surgimento dos blogs mudou esse cenário, ao menos no que diz respeito à democratização da informação. Com a blogosfera, boa parte da sociedade passou a ter uma segunda, terceira, quarta, quinta… visão dos acontecimentos no estado.

O curioso é que junto ao impressionante do número de blogs existentes no Maranhão – fala-se em algo em torno de mil blogs e cada dia surgindo mais -, está uma estranha relação de amor e ódio entre políticos e blogueiros.

Ao mesmo tempo que dizem que blogueiro “é tudo vagabundo”, alguns políticos não perdem a oportunidade de procurar esses mesmos “vagabundos” para usá-los a favor dos seus interesses quando se veem aperreados. Aí reclamam porque o caras cobram para fazer determinada postagem, como se blogueiro tivessem obrigação de trabalhar de graça.

O fato é que o Maranhão virou o paraíso dos blogs. Tem de todo tipo e para todos os gostos, e tudo indica que a tendência é aparecer ainda mais.

Entretanto, ao contrário do que pode parecer, essa proliferação de blogs no estado não é ruim. Pelo contrário: mostra que o maranhense gosta do debate, principalmente sobre a política.

Seja como for, profissionais ou amadores, qualificados ou desqualificados, pouco acessados ou muito acessados, a verdade é que os blogs maranhenses seguem gerando não somente muita polêmicas, mas também prestando bons serviços à sociedade e à cidadania.

Que surjam mais e mais blogueiros e blogueiras no Maranhão, e que os leitores, políticos, empresários etc. façam a “seleção natural” de quem merece ou não permanecer nisso que já é considerado um mercado de trabalho.

E que os mais aptos sobrevivam.

Nenhum comentário: