segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CGU e TCE fecham o cerco a municípios que não têm portal da transparência

Um novo capítulo começa ser escrito na gestão púbica no estado do Maranhão.

A partir de um trabalho tecnicamente sério realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e pela Controladoria Geral da União (CGU) no estado, os municípios maranhenses só poderão celebrar convênios com o Governo do Estado se possuírem um  portal da transparência devidamente funcionando na internet.

O Coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU no Maranhão, Wellington Resende, afirmou que “a falta de alimentação dos portais da transparência enseja na proibição aos municípios de receber transferências estaduais ou federais, voluntárias e legais. Por sua vez, a falta de regulamentação do acesso à informação em âmbito municipal e a inexistência de Serviços de Informação ao Cidadão (SIC´s) constitui crime de responsabilidade do agente público”.

O Governo do Estado deverá seguir as orientações do TCE e da CGU sob pena de sofrer sanções legais principalmente da corte de contas estadual, já que é este órgão que analisa e julga as contas públicas do governo, e um dos critérios que serão mais levados em consideração a partir de agora é justamente a observância se o executivo estadual fez repasse de recursos aos chamados “municípios opacos”, ou seja, aqueles que não possuem portal da transparência.

Pela rede social do Twitter, o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, declarou que “nos convênios, o Maranhão [Governo do Estado] exigirá dos municípios certidão do TCE/MA sobre portais da transparência”.

Um levantamento minucioso realizado pela CGU nas 217 cidades maranhenses, constatou que 180 municípios, ou 82% do total, não cumprem os requisitos previstos na legislação, sobretudo os dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, e muito menos alimentam os seus portais da transparência – isso quando o município possui um portal.

Com o advento da nota técnica do TCE/CGU essa triste realidade nas gestão publica municipal tenda a acabar num futuro muito próximo.

A cidadania agradece. (Blog do Robert Lobato)

Nenhum comentário: