sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Peixadas - Notas rápidas

Festa do Sintsep
Divulgação Sintsep
O sindicalista vianense, Cleinaldo Bil, recebe os trabalhadores do serviço público estadual na tradicional confraternização do Sintsep – Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais, neste sábado (16), a partir das 21h, no Cunacu´s Eventos, na Praça de São Benedito, em Viana. O evento terá animação do rei do bolero, Walfredo Jair, e da banda loca Cisca Som, que promete muitas marchinhas de carnaval pra sacudir a galera.

Desde que foi eleito ao Sintsep, Cleinado Bil tem prestigiado a sua terra natal, repetindo a qualidade das recepções realizadas em São Luís, como forma de reconhecer e respeitar o servidor público estadual de Viana e a sua importância no dia a dia da sociedade.  

Magoou (?)

Rapá, o Blog Vianensidades, ao que parece, virou fonte de consulta e tem pautado alguns programas da “rádio peão” de Viana. Talvez por falta de assunto, alguns dublês de radialistas têm perdido seus tempos a debater algumas notas postadas neste veículo. Até aí tudo bem. O país é livre, a imprensa é livre, mas tem “viúva” (eles detestam esse epíteto) que estão exagerando na virulência com que se referem a este escriba. Desse jeito, ficando famoso, vou acabar me filiando, mas deixa pra lá.

Bem, mas como estão gostando das pautas, vou citar algumas aqui, que espero que seja lida e debatida no ar, com a mesma presteza e interesse com que a “viúva saudosa” tem lido no ar, pois quando o ex ou atual patrão era prefeito, ele não gastava tanto o seu péssimo português como paladino da moral do povo vianense. E ainda quer dar uma de “rei dos home”.

Cadê o dinheiro que estava aqui?

O “viúva saudosa” que também é vigia de colégio, tal qual o ex-prefeito, que era vigia e virou um gestorzinho de merda, poderia debater os assuntos a seguir: (Mas o desafio é para ler no ar, viu)!!!

- “SENHOR EX-PREFEITO DE VIANA, RILVA LUIS”:

Cadê o dinheiro do INSS dos servidores públicos de Viana, sonegados por oito anos na gestão  do tatu-peba?

- Cadê o dinheiro os empréstimo consignados dos servidores públicos de Viana, que foram descontados dos salários e nunca repassados para a Caixa?

- Onde foi parar a diferença de mais de um milhão de reais em combustíveis comprados em apenas um ano pela Semed de Viana?

- Porque alguns secretários da gestão anterior tinham mais de 60 contracheques em nomes de terceiros, parentes, aderentes, entre outros?

- Porque a caixa d´água de mais de 2 milhões de litros foi abandonada pela gestão anterior no bairro da Piçarreira, em Viana?

- Porque não existe nenhuma placa de inauguração em oito anos da gestão do tatu-peba em Viana?

- Quanto em recursos foi desviado da Educação e da Saúde de Viana para bancar o Esporte Clube Viana, com jogadores de todas as partes do Brasil, menos do nosso município?

- Quanto custou o show do Chiclete com Banana, em Viana, o único município a receber a famosa banda baiana?

- Porque a “viúva saudosa” não abria o bico e ficava pianinho durante a gestão do ex-prefeito tatu-peba?

- De quanto era o contratado da Prefeitura de Viana com a “rádio peão” durante oito anos de gestão?


A Justiça foi feita!

Este jornalista mantém o Blog Vianensidades desde 2007, fazendo inúmeras denúncias, enquanto muitos oposicionistas de ocasião - como agora - estavam com uma rolha na boca se aproveitando as benesses do poder. Portanto, normal que tenhamos desafetos ou quiçá, inimigos, ao fazermos denúncias de desmandos administrativos. Por isso, logo após as eleições de 2012, um atual vereador e uma ex-secretária partiram com gosto de gás pra cima deste que vos escreve, inclusive usando programas da "rádio peão", e quiseram tirar leite da pedra, ou seja, extorquir este colunista em R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais), por supostos danos morais imputados às suas honras. Será que estão lisos agora? A peça, produzida por uma causídica imberbe, era tão bisonha - com alguns trechos Control C e Control V da internet - que a Justiça mandou o processo para as catacumbas de Viana. Como será que passam na OAB?

Prefeito: uma terceira via (?)

O pau está comendo nos bastidores políticos vianenses e, não demora muito chega às ruas e esquinas da Cidade dos Lagos. As paixões começam a aflorar e o processo se repete. Viana está com nada mais nada menos com 11 pré-candidatos a prefeito. Devem sobrar no máximo 4. Como se vê, não terá mais uma vez uma eleição plebiscitária entre situação e oposição. Surge então um flanco aberto para uma terceira via, ou seja, um candidato que não reze na cartilha de nenhum dos grupos que se digladiam pelo poder. Segundo informações não confirmadas, essa terceira via sairia de uma consulta popular, que escolheria o mais bem colocado nas pesquisas, mas por outro lado, que apresente condições políticas para se viabilizar financeiramente e eleitoralmente para entrar no campo de batalha.

Preço do seu voto

O ano eleitoral já começou e os partidos políticos e pré-candidatos ainda estão atônitos por um motivo muito especial. Como fazer campanha sem dinheiro de empresas, influenciando e tocando firme na “sensibilidade” do eleitor? A batalha pelo voto no ano passado durou quatro meses, de julho a outubro. Nesse período, os candidatos vão pedir votos nas ruas, criar spots e programas de eleitorais de rádio e TV, além de distribuírem material impresso. Envolve uma fortuna.

Outra história

Já em 2016 é outra história. O tempo da campanha caiu pela metade. O de programas de TV, também. Vereador só terá direito a inserções e nada mais. As empresas estão livres de gastar os 4 bilhões de 2012 e os candidatos não terão mandato comprado com essa dinheirama. A expectativa é de que os custos do voto neste ano de crise ficarão uma pechincha. Até o TSE vais gastar menos, pois terá que recuperar centenas de milhares de urnas, ao invés de comprar novas. Portanto, se sairá melhor quem souber conquistar o eleitor sem abrir a carteira. (Raimundo Borges - O Imparcial).

Vianense é o novo presidente da Agerp
Dr. Julinho - assumindo a Agerp-MA
O novo presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Júlio César Mendonça, foi empossado na segunda-feira (11), pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, representando o governador do Flávio Dino, em cerimônia realizada no auditório da instituição, que contou com a presença de representantes dos governos estadual e federal, servidores da autarquia, movimentos sociais e entidades parceiras.

No discurso de posse, o novo presidente ressaltou que a sua gestão será pautada na qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), prestados de maneira efetiva aos agricultores familiares. “A Agerp recomeça um novo ciclo, com o desafio de romper alguns entraves históricos e passa a cumprir de fato o papel social no Maranhão, prestando Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa, com resultados concretos para a sociedade, e, principalmente, para o homem do campo”, disse.

Júlio César Mendonça substitui Fortunato Macedo, que estava presente na solenidade e desejou boas-vindas ao novo presidente. “Todos nós estamos comprometidos com a mudança e presidir a Agerp é uma importante missão, agora assumida pelo Júlio Mendonça, que junto com Sistema SAF vai dar continuidade a cada projeto, prestando apoio aos que fazem a Ater no Maranhão e pensando, sobretudo, no agricultor familiar”, disse Fortunato Macedo.

Ano Novo - velhos problemas...

Nenhum estado, capital ou município brasileiro ficou imune à devastadora crise político-econômica que deixou o país na lona em 2015. Tampouco, em apenas três anos, mesmo que tivéssemos uma administração revolucionária em todos os sentidos, não seria possível tirar Viana do buraco em que se encontrava, arruinada por oitos anos de dois criminosos mandatos. As oito contas reprovadas; as inúmeras condenações na Justiça do ex-prefeito Rilva Luís, não se tratam de disseminar o caos, a antipatia ou por não apreciar a vida mundana tão conhecida do ex-gestor vianense. São fatos divulgadas pelas próprias assessorias de comunicação dos tribunais e replicadas na grande imprensa maranhense. Portanto, as principais vítimas, ou seja, o povo de Viana tem o direito de ser informado sobre as estripulias da quadrilha que mandava e desmandava no município.

Viana em Portugal
Geraldo Costa e Nélio Jr. ladeiam o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Portugal
O assessor de projetos especiais da Prefeitura de Viana, Nélio júnior, foi escalado pelo prefeito Chico Gomes para representá-lo em uma missão oficial em Viana do Castelo - Portugal, cidade que mantém acordo de geminação com Viana do Maranhão. Viana do Castelo faz aniversário do dia 20 de janeiro deste, e deve receber inúmeras homenagens por ser uma das mais antigas e importantes cidades portuguesas. Nélio vai ser recepcionado pela Câmara Municipal com honras oficiais, às 12h30, de onde seguirá para um almoço, e depois participará de solenidade no Teatro Municipal da cidade.

No ano passado, em companhia do chefe de gabinete, Geraldo Costa, Nélio Jr. visitou Viana do Castelo, desta vez, representando a cidade maranhense de Cantanhede, que também é homônima com outra cidade portuguesa.

Fórum da Baixada em ação
O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, comandado pelo advogado Flávio Braga, tem pautado a agenda de inúmeros órgãos governamentais em busca de melhorias e soluções para a baixada maranhense, uma das regiões mais abandonadas pelo poder público. Formado por homens e mulheres com um inegável poder de articulação em todas as esferas do poder, o Fórum tem atuado firme na fiscalização e cobrança de benefícios negados há décadas para a região, a maioria pela falta de representatividade perante aqueles que assinam as ordens de serviço oficiais.
A bola da vez, diante da seca inclemente, a invasão de água salgada nos lagos, rios e igarapés da abaixada, que trazem drama e sofrimento aos baixadeiros, é pressionar o Governo do Estado e a Codevasf, de forma que coloquem na ordem do dia, como prioridade, a resolução desses graves problemas. DIQUES DA BAIXADA JÁ!

Piaba Maluka
Divulgação FDBM
O FDBM vai aproveitar o período pré-carnavalesco para divulgação das atividades e busca de novos apoios para as bandeiras de lutas do Fórum, como a construção dos diques, barragens e enseadas. Dessa forma foi reativado o Bloco Piaba Maluka, para congregar baixadeiros e unir ainda mais o grupo. Serão realizadas duas prévias carnavalescas na AABB, nos dias 23 e 30 de janeiro, a partir das 16h (dois sábados). Os abadás já estão sendo vendidos por R$ 20,00.

Carnaval triste ou Carnaval pobre?

É grave a crise! Muitas prefeituras Brasil afora já cancelaram os tradicionais patrocínios de carnaval, por absoluta falta de recursos para pagar bandas caras, montar estrutura e apoiar agremiações. No Maranhão, as cidades de Santa Inês, Rosário e Cantanhede - só para citar algumas - á jogaram a toalha e não vão realizar a folia momesca. A maioria das cidades cujas prefeituras estão cancelando os carnavais, os gestores não concorrem à reeleição, o que se configuraria num tiro no pé àqueles que ainda vão tentar continuar o mandato. Segundo informações, o Prefeito Chico Gomes de Viana teria garantido a realização da festa com o apoio da prefeitura. Não se sabe se será um Carnaval triste ou pobre, mas se depender da  tradicional animação do folião vianense, os quatro dias do feriadão vão atrair mais uma vez os conterrâneos e visitantes que amam a Cidade dos Lagos. E todos aguardam ansiosamente a programação.

Carnaviana

Já está à venda as camisas do Carnaviana, brincadeira familiar que anima o Cantinho do Gegê, ao lado do Colégio Estevam Carvalho, em Viana. A animação, no estilo “racha buchecha”, com muitas marchinhas dos antigos carnavais, é feita pelos músicos da numerosa família Cutrim, que organiza o evento todos os anos. No comando, o “Magnata Furtado” esposo da professora Gracinha Cutrim. É diversão garantida!

Baile de Máscaras

Dirce Costa está a todo vapor na viabilização do III Baile de Máscaras, um baile elegante, com clima de Veneza, na Itália. O evento acontece no Restaurante Zero Grau, com ambiente climatizado e que atrai todos os anos um seleto grupo de foliões vianenses.

Pré-carnaval

O empresário Cláudio Rocha (Óticas Rocha) está reunindo todos os sábados, à tarde, os conterrâneos e amigos na sua residência, no Bairro São Bernardo, em São Luís. Tem churrasco, marchinhas e sambas da antiga, maisena e muita animação. É uma boa pedida para fugir da violência desenfreada da capital maranhense. Mas atenção, o evento é de adesão, ou seja, leve sua carne e sua cerveja pra abastecer o bar. rárará!!!

Abram alas para a imprensa
Jornalistas e povo da comunicação, sexta-feira, dia de Chopp, mas não vamos exagerar que amanhã tem BLOCO DA IMPRENSA. Com o tema: QUADRILHA NÃO! É CARNAVAL! BASTA DE CORRUPÇÃO a primeira concentração do Bloco será neste sábado (16) com animação dos blocos Só Safados, Piratas de Ilha, Os Feras e Amigos do Samba. O Bloco se apresenta na Praia Grande, na Praça do Trapiche, ao lado da Casa do Maranhão. Vai lá que eu também vou!!!

Bom fim de semana a todos os leitores! 

2 comentários:

Anônimo disse...

Vdd esse locutor recebia sem trabalhar e nao era pouco nessa gestao passada e quanps mais nao recebia

Anônimo disse...

Quem está em Guimarães para o aniversário da cidade é a Ex Deputada Estadual e atual Prefeita do Município de Lago da Pedra, Maura Jorge.