quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pescadores fazem força-tarefa para salvar peixes em Santa Helena, MA

Mobilização foi motivada pela morte dos peixes em decorrência da seca. Maranhão é castigado pela pior estiagem em 30 anos.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Motivados por uma das piore secas já registradas no Maranhão, pescadores do município de Santa Helena, a 115 km de São Luís, realizaram uma força-tarefa para salvar os peixes da região. A decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura da cidade.

Os pescadores utilizam redes de malha fina para raspar o fundo lamacento dos rios, lagoas e igarapés do município que estão praticamente secos. O esforço solidário de resgate dos peixes exige pressa e bastante cuidado.

O pescador Filmar Fróes Pereira não esconde a tristeza ao ver a situação. "Eu sinto uma dor muito grande no meu coração porque eu tenho filho, tenho neto. Embora esteja de idade, mas quando eu chegar a falecer, essa caridade vai ser para Deus e para um monte de gente. Mais tarde, tudo isso vai servir para os netos, bisnetos, tataranetos", conta.

O transporte dos peixes é feito em caixas de isopor e é necessário vencer longas distâncias. A soltura está sendo realizada nos rios Turi e Paruá. A fadiga é tão grande que muitos peixes não resistem e morrem pelo caminho.

Acabando esse peixe, para nós acabou tudo"
João Gregório, pescador

O secretário de Meio Ambiente, José Nogueira, reconhece a situação crítica que a seca tem instaurado na região. "Se não proteger, está tudo acabado. A gente depende desse trabalho e sempre tem gente que critica".

João Gregório, pescador, lembra que o que a força-tarefa está tentando salvar é a razão de sua própria sobrevivência. "Acabando esse peixe, para nós acabou tudo. É a salvação que nós têm (sic) é esse peixinho do nosso rio. Se todo mundo fizesse essa parte, não morria tanto peixe, não", finaliza.

Nenhum comentário: