terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Projeto Cine Guarnicê exibirá O longa Nem Caroço, Nem Casca, rodado em Viana

Documentário se passa em uma estrada em Viana-MA.
Cena do filme Nem Caroço, Nem Casca
Viana - A segunda exibição do projeto Cine Guarnicê ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 12h30, no Auditório Central da Cidade Universitária Don Delgado. Na ocasião, será exibido o longa-metragem Nem Caroço, Nem Casca: Uma história de quilombolas, de 2013. O documentário catarinense de 100 minutos de duração se passa em uma estrada no interior do Maranhão e une os moradores de seis comunidades quilombolas.

Com direção de Will Martins, o documentário foi o Melhor Filme e Melhor Documentário do 36º Festival Guarnicê de Cinema. O filme apresenta povoados locais, ligados pelo mesmo passado de luta e escravidão, em que família, educação, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência e conduz o espectador para uma viagem ao interior do Brasil. O destino são seis quilombos ligados por uma única estrada. Os quilombos existem até hoje, e seus residentes - os quilombolas - permanecem na luta por seus direitos e sobrevivência.

São seis comunidades visitadas em Viana: Cacoal, Capoeira, Mocambo, Ipiranga, Boa Fé e Santo Inácio. A cada parada na estrada, o documentário buscar revelar a sociedade quilombola atual no Maranhão. Como (sobre)vivem, suas casas, as histórias, as fofocas, a formação da sociedade. Os personagens de cada comunidade confidenciam sua história para o espectador: São líderes e membros atuantes, homens e mulheres, de jovens a anciãos, que formarão um panorama diversificado do quilombo nos dias atuais. (Do Imirante.com)

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou do rio grande do sul, e assisti este documentário que narra o quão importante é manter as suas raízes, e ter orgulho de seu povo.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, amigo. Abc.