segunda-feira, 21 de março de 2016

Combate ao Aedes é intensificado em Viana e mais 18 regionais de saúde do MA

Ações de mobilização estadual contra o Aedes aegypti têm início em março. Nesta semana, governo reuniu gestores das unidades regionais de saúde.

Do G1 MA
Plano de contingência contra Aedes aegypti é discutido no Maranhão (Foto: Julyanne Galvão / SES)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai intensificar a partir do dia 5 de março, em 19 regionais de saúde do Maranhão, as ações do Plano de Contingência para Enfretamento da Epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya no Maranhão, anunciado pelo governador Flávio Dino no último sábado (13). Nesta semana, o governo do Estado reuniu gestores das 19 Unidades Regionais de Saúde Estaduais (URSs) para o alinhamento de um grande mutirão simultâneo no Maranhão.

O município de Barra do Corda (MA), a 462 km de distância da capital maranhense, foi escolhido para sediar a reunião dos gestores das URSs por ser uma das cidades com maior índice de casos notificados de dengue no Maranhão, com classificação de risco apontada pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) nos anos de 2014 e 2015.

“A partir de agora, os gestores de saúde das regionais irão intensificar o diálogo com os secretários municipais de todas as cidades que compõem suas respectivas áreas geográficas de trabalho, sobre a importância da união de esforços entre o Estado e os municípios para a eliminação do Aedes aegypti. As ações precisam ser constantes e integradas”, destaca Arnaldo Muniz Garcia, secretário-adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES.

A mobilização vai contar com o acompanhamento de técnicos da SES, que, com agentes dos municípios, farão o controle vetorial e orientação da população sobre os cuidados necessários para combater a proliferação do Aedes aegypti.

No mutirão, o serviço de aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) também será ampliado.


As 19 regionais de saúde são: São Luís (5 municípios), Açailândia (8 municípios), Bacabal (11 municípios), Caxias (7 municípios), Barra do Corda (6 municípios), Balsas (13 municípios), Chapadinha (13 municípios), Codó (6 municípios), Imperatriz (16 municípios), Itapecuru-Mirim (14 municípios), Pedreiras (13 municípios), Pinheiro (17 municípios), Presidente Dutra (16 municípios), Rosário (12 municípios), Santa Inês (13 municípios), Viana (11 municípios), Timon (4 municípios), São João dos Patos (15 municípios) e Zé Doca (17

Nenhum comentário: