domingo, 27 de março de 2016

Peixadas - notas rápidas

Benito Filho vai à luta!

O ex-prefeito Benito Filho distribuiu nota neste domingo de Páscoa, justificando o porquê da não distribuição de peixes às famílias que precisam, em Viana, atitude que vinha tomando nos últimos anos, quando adquiriu uma propriedade no povoado Itaquaretíua, MA 014. Segundo Benito, a Justiça está próxima de dar uma decisão que faça com que os falsos índios sejam expulsos da área invadida. Leia a íntegra da nota:
“Benito filho, vem, por meio desta, desejar a todos os amigos vianenses uma feliz Páscoa, repleta de paz e amor, em conformidade com o verdadeiro sentimento que os foi transmitido através do nosso Senhor Jesus Cristo. Não poderia deixar de, entretanto de externar minha frustração em não poder fazer o que sempre fiz nos últimos anos neste período, ou seja, distribuir peixes aos nossos irmãos carentes, por motivos que fogem ao meu desejo. É de conhecimento público que um grupo de vândalos que se auto intitulam descendentes de indígenas, invadiram minha pequena propriedade onde tinha açudes e criatórios de peixes com essa finalidade, de distribuir aos mais necessitados. Aproveito para informar que todas as medidas judiciais cabíveis já foram tomadas para reaver o que é meu de direito. Concluo dizendo que com muito pesar, que este ano não foi possível realizar a distribuição, mas, com fé na justiça, ano que vem conseguirei dar continuidade ao que sempre faço: dividir o pão com meus irmãos”.

Peixe escondido em Viana

Muitos candidatos já assumidos saíram à noite em surdina, para não serem flagrados pela Justiça Eleitoral, distribuindo peixes em bairros carentes da cidade dos lagos. Além da tradição cristã em se consumir o pescado na Semana Santa, as famílias estão sufocadas pela crise econômica e pouco estão se importando se é candidato A ou B, tampouco se é crime eleitoral. O importante é garantir o peixe na mesa. Com o peixe escasso no lago de Viana, o preço do quilo da traíra seca (jabiraca) batendo a casa dos sessenta reais, o jeito é se virar com os peixes de açude mesmo.

Peixe no chão, em Pedreiras

O deputado estadual Raimundo Louro (PR) até que tentou agradar, mas acabou fazendo um papelão. Na quinta-feira santa, o Louro achou de distribuir peixe em Pedreiras, cidade a qual pretende ser prefeito. O deputado disse que comprou 10 mil quilos de “sardinha”, jogou no chão e chamou o exército para lhe auxiliar. Ah, e também não podia faltar as câmeras para mostrar o tanto da sardinha que o nobre deputado havia comprado para a população de Pedreiras. Só que essa cena ficou feia e humilhante para a população de Pedreiras, e pior é que o cara teve a cara de pau de postar isso em rede social.
Sem a mínima responsabilidade com as condições de higiene o deputado protagonizou mais uma cena patética e desrespeitosa. As pessoas mais simples e humildes precisaram se submeter a essas condições desumanas e precárias análogas as feiras da Idade Média, onde a comida era jogada no chão sem a mínima conservação. (Com o Blog da Riquinha)

Peixe estragado em Capinzal do Norte

O que era para ser um benefício para a população de Capinzal do Norte, virou revolta. Os peixes distribuídos pela Prefeitura do Município foram alvos de denúncia dos moradores nas redes sociais. O motivo é que o pescado doado para ser consumido na Semana Santa, segundo a população, estava estragado. Completamente impróprio para o consumo. “Eu não ia postar, mas gente, não me contentei com esse absurdo. Sinceramente estou sem palavras com você Roberval, que se diz ser prefeito da verdade. Você tá pensando que as populações que você mandou distribuir esses peixes são o que? Urubus para comer as belas carniças que você dar? Negativo. Somos humanos” diz o trecho de uma publicação feita por uma moradora de Capinzal do Norte. (Com o Blog do Luis Pablo)

Parou por quê?

Moradores de Matinha e região reclamam da morosidade na propalada construção da “Estrada Peixe” que ligará o município até o povoado Itans, onde a Cooperativa de Criadouros produz cerca de 90 toneladas de peixes por tirada e mudou a qualidade de vida da comunidade. No local, o Governo do Estado também prometeu construir uma fábrica de gelo, para conservar os pescados, mas até agora nenhuma pedrinha foi colocada na área destinada. A desculpa é a temporada de chuvas na região, mas tomara que que essa promessa não seja mais uma “história de pescador”.

Zum zum zum das pesquisas

Será que desse lago sai PEIXE?
Uma pesquisa para consumo interno, realizada esta semana em Viana, mas não registrada no TRE -Tribunal Regional Eleitoral, deixou muitos pré-candidatos ouriçados e outros com as barbas de molho. A pesquisa ouviu mais de 500 pessoas na sede e na Zona Rural de Viana, repetindo uma tendência do ano passado, mas que pode ser revertida, de acordo com os fatos e a dinâmica da política. O grupo da tal “terceira via” continua se reunindo e tentando uma solução de consenso para extrair dois representantes para ir ao campo de batalha eleitoral. Isto se a empáfia e as vaidades pessoais permitirem...

O fator dos “Leões”

Se não doer muito.. todo mundo quer tirar uma casquinha do governador Flávio Dino
Vai pesar muito nessa decisão, uma foto ou um afago do governador Flávio Dino, que prega aos quatro ventos que o seu governo não vai apoiar candidatos, mas sim, ele, como eleitor (e que eleitor). A pergunta que não que calar: algum candidato vianense goza da simpatia e da confiança do governador para receber apoio aberto do chefe maior do Palácio dos Leões? Em alguns municípios de grande impacto eleitoral como Caxias, Imperatriz e Bacabal, S.J.Ribamar e Açailândia, nota-se que a bocarra do “Leão” já está rugindo. Em Viana, por enquanto, nem miado de gato.

Candidato caô caô

Ele subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça, foi lá
Na tendinha e bebeu cachaça e até
Bagulho fumou
Foi no meu barracão
E lá usou lata de goiabada como prato
Eu logo percebi é mais um candidato
As próximas eleições...
Como diz música do saudoso Bezerra da Silva, em Viana começou a romaria de pré-candidatos em torneios de futebol, baile de São Gonçalo, baile de formatura, festa das mães, festa dos pais, seresta, festa do pela-porco... etc. É a temporada caça votos em que muitos sujeitos aparecem até nos salões de reggae e forró, tentando acertar o passo, pagando mais caro pelo galeto, distribuindo fichas de cervejas e bancando concurso de dança. “Meu irmão, se liga no que eu vou te dizer, hoje ele pede seu voto, amanhã”...  

Eleitor vianense

Essa foi contada pelo politico e professor vianense, Carlos Barros (já falecido) em uma roda de amigos na qual este jornalista estava presente. Possuidor de muita cultura e de raro talento na oratória, Carlos era também um bom contador de histórias, principalmente das que envolviam política, arte que mais gostava de praticar. Contou Barros que, na uma época em que se aventurou a assumir a prefeitura de Viana, colaborava mensalmente com uma família do povoado Bacurizeiro, na MA 014. Durante mais de ano, de tudo um pouco para uma família carente que, sem essa ajuda passaria muitas dificuldades. Na semana da eleição, o então candidato se dirigiu a humilde residência da família, para confirmar os votos, como é de praxe nas eleições interioranas, afinal, quase sustentando a família, natural que cerca dos sete votos da prole fossem seus. Eis o diálogo relatado:
- Bom dia, compadre. Tudo certo com o seu apoio amanhã? Cumprimentou Carlos.
- Bom dia, sinto muito “cumpadi” Carlos. Aconteceu uma coisa aqui que fez a gente mudar de posição!
- Fale home, o que aconteceu?
- Nessa semana, a nossa televisão queimou e quem mandou consertar foi um tal de Danielzinho, por isso vamos todo mundo aqui votar nele!
Carlos deu meia volta, perdeu os votos e Danielzinho ganhou as eleições! Ora pílulas!!!
Moral da história: eleitor vianense é sempre um ilustre desconhecido!

Cleinaldo Bil


Na esteira da crise de identidade em que que vive o PT e a sociedade brasileira, o sindicalista vianense, Cleinaldo Bil, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Sintsep) lançou a sua candidatura solo a prefeito Viana, neste sábado de Aleluia, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Agora é aguardar os resultados das confusões em Brasília e em Curitiba, onde o juiz Sérgio Moro comanda a operação Lava a Jato e o STF - Supremo Tribunal Federal tenta colocar ordem na casa. Se o PT escapar, e a presidente Dilma não for para a degola, melhor para Cleinaldo que se fortalece junto com a sigla e suas ideologias por um Brasil e uma Viana melhor.

Nova etapa

O prefeito de Viana, Chico Gomes, promete uma reviravolta administrativa a partir de abril, mesmo diante das turbulências em que passa o país. Troca de secretários, anúncio de novas obras, inaugurações, mudança na comunicação, enfim, a tática é sair da defensiva e tornar mais ousados os anúncios das suas obras e benefícios durante esses três anos de gestão. O setor da saúde deve ser um dos mais ajustados, com compra de equipamentos, realização de exames que apresentam déficit no atendimento tanto no Hospital Municipal, assim como nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, além da saúde preventiva. Atualmente o sistema de saúde vianense atende também os municípios de Penalva, Matinha e Cajarí, o que gera uma sobrecarga nas despesas municipais e também nos profissionais envolvidos. Mas, sem uma intervenção do Governo Estadual, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! O gestor pretende provar por A+B, que em apenas três anos, fez muito mais que a gestão anterior em oito anos.

Vergonha alheia

É uma verdadeira vergonha para o governador Flávio Dino (PCdoB) que a população faça seu papel e tome a iniciativa de realizar uma operação tapa-buracos da BR-135, no local onde a bailarina Ana Duarte foi vítima de latrocínio. Na manhã de hoje, dia 27, moradores do bairro de Pedrinhas tiveram que fazer uma mobilização para capinar e tapar os buracos na estrada. A iniciativa foi um dia após a morte de Ana Duarte, que ao desviar de buracos na madrugada deste sábado, foi surpreendida por bandidos e levou 6 tiros. Na região, segundo moradores, são constantes os assaltos por conta dos buracos na BR-135. Sem contar que há muito tempo não existe policiamento na área. A ação desses moradores será mais um vexame nacional para o Maranhão. Um vexame não só para o Governo do Estado, como também para toda bancada federal que representa os maranhenses e fica de braços cruzados vendo pessoas morrerem nas estradas, sem cobrar o Governo Federal melhorias nas estradas. (Com o Blog do Luis Pablo)

Violência na Baixada

O Fórum em defesa da Baixada Maranhense deve realizar no próximo mês, em data a ser confirmada, um grande movimento de protesto na MA 014, entre São Vicente de Férrer S. J. Batista, contra os atos de violência e também sobre o descaso com a rodovia, que se encontra intransitável. A decisão foi tomada depois do violento assalto que vitimou a ex-secretária de educação de Viana, Adriana Guimarães e feriu o seu marido, o vereador Sílvio Bedí, em um posto de gasolina em Matinha, também na baixada.

Começou a guerra de nervos


A campanha política mal começou e o clima já está acirradíssimo na maioria dos municípios maranhenses. Nesses cenários de paixões afloradas, é comum encontrarmos partidários que ainda não aceitaram as derrotas passadas e continuam sobre o palanque, destilando ódio político e intolerância, principalmente contra os adversários que venceram o pleito passado. Nessas horas, tenha muita calma: não reaja aos ataques raivosos de apaixonados e dependentes (até financeiramente) de grupos políticos. Procure seus direitos e faça prevalecer a Lei, que foi feita para todos. Procure a polícia e conte com a justiça para conter o ímpeto de certos indivíduos metidos a machões e valentões e que não sabem se comportar em sociedade. E, depois da sua denúncia, caso não aconteça uma detenção na cadeia, que seja em algum sanatório, onde os desequilibrados mentalmente devem ser mantidos até que os distúrbios o abandonem, mesmo que seja até a próxima eleição. CONFIE NA JUSTIÇA!

Nenhum comentário: