quarta-feira, 30 de março de 2016

PENALVA - Prefeito com dor de cotovelo aciona vereador na justiça

Por Marinildo Serejo

O vereador Mesaque do Povo (PSDB) foi convidado, no último dia (29), a participar de audiência no Ministério Público para prestar esclarecimento sobre a realização do Programa Mais Lazer da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer no município de Penalva. A audiência foi motivada pelo Secretário de Educação do Município, o Sr. Geovane Santos Muniz (Gil Marx), que se sentiu ofendido e desrespeitado por não ter sido o protagonista do evento na cidade.

O Professor Joaquim Aragão coordenador Estadual do Programa Mais Lazer disse a nossa reportagem que os programas da SEDEL encontram-se à disposição de todo o povo maranhense, basta procurá-los e formalizar parcerias. Neste caso específico, segundo ele, o programa foi articulado pelo Deputado Raimundo Cutrim e pelo Vereador Mesaque do Povo. Sua implementação no município de Penalva contou com a parceria da Unidade Regional de Educação de Viana que colaborou com a mobilização junto ao público alvo e a disponibilização de equipamentos de mídia. O evento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal, Igreja Assembleia de Deus, Diretório do PSDB/Penalva e da Coordenação Projeto Brigadista Mirim, entre outros.

“A SEDEL nos enviou o Plano de Trabalho o qual foi seguido integralmente, obedecemos todos os critérios e demandas solicitadas pela Coordenação do Programa. As inscrições foram disponibilizadas para professores da rede estadual e municipal de ensino que trabalham com esporte e lazer, para estudantes de Educação Física e lideranças comunitárias que desenvolvem atividades esportivas. Para o lançamento nos foi orientado convidar autoridades locais do executivo, legislativo, presidentes de sindicatos, associações, e etc... ou seja, o evento foi divulgado e aberto à participação de todos os interessados, sem distinção e independente de bandeira partidária”, citou a Professora da Rede  Estadual Andréa Simas, indicada pela Unidade Regional de Educação de Viana (URE) para coordenação local do evento.

Já o vereador Mesaque Veloso sentiu-se surpreso com o que motivou o convite. “Jamais imaginei que seria chamado pela promotoria para dar satisfação do porque estaria trazendo benefícios para o meu Município. Pois, como agentes públicos temos o compromisso com o bem estar do nosso povo, e como diz o ditado popular “não importa quem fez o Milagre, e sim o próprio Milagre”. O DEVER deve estar acima das nossas vaidades, devemos nos comprometer com as responsabilidades do cargo e não com o status do cargo. Vamos nos preocupar mais com o que realmente é importante, e deixar trabalhar quem quer trabalhar. Tenho compromisso é como o Povo de Penalva, tudo que for bom e vier contribuir para a melhoria da vida do meu povo, estarei a postos. Ao longo desses três anos de mandato venho sofrendo perseguições do grupo aliado ao Prefeito, essa é mais uma manobra para nos silenciar. Mas, quero informar-lhes que não desistirei de Penalva, vou continuar meu trabalho em prol do povo da minha terra. Eu, juntamente com o Deputado Raimundo Cutrim temos vários pleitos junto ao Governo do Estado, recentemente conseguimos a disponibilização de três Poços Artesianos para os Povoados Jacaré e Ouro e Vila Benedito Leite, através deste beneficio mais de três mil penalvenses poderão usufruir de água de qualidade, isso é o que importa. Será que preciso pedir autorização ao Secretário de Infra Estrutura ou ao Prefeito para trazer esses poços para Penalva? Afinal o que querem: promoção pessoal ou o bem estar da população penalvense”?

EM TEMPO – Enquanto a atual gestão está preocupada com as conquistas do vereador Mesaque do Povo, o Município fica esquecido, jogado às cobras, cavalos, urubus etc.. A cidade está um lixo só, literalmente. A feira, que antes de ser eleito prefeito, Edmilson Viegas dizia ser um nojo, e que, se eleito fosse construiria uma nova para suprir as necessidades dos penalvenses, hoje continua do mesmo jeito, ou pior. A educação nunca funcionou, o Ideb caiu de 4.2 para 3.5 em 2013. 

No início de abril deve estar sendo divulgado o novo Ideb, e a tendência é cair ainda mais. As escolas estão todas deterioradas, faltando portas, vasos decentes, água, enfim, a educação municipal está um caos. A área de saúde não é diferente. A falta de remédio é constante, os colchões dos leitos do hospital estão velhos e sem cobertas. Os pacientes levam as cobertas de suas próprias casas. Ar-condicionados quebrados, sem manutenção, mau cheiro de esgotos, entre outros problemas. Reflexos de uma administração estéril, obscura e inerte. Um prefeito que não faz e não quer deixar que outros façam. “Isto é uma vergonha”!

Nenhum comentário: