terça-feira, 29 de março de 2016

Prefeitura de Viana realiza ação de combate à dengue

A prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou, nesta terça-feira (29), centenas de profissionais da saúde, educação e demais setores da administração em grande mutirão para educar e sensibilizar a comunidade em geral para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika  e chikungunya.

Durante toda a manhã os servidores saíram organizados, fazendo apitaço, distribuindo panfletos educativos e muito barulho para chamar a atenção nos principais pontos de concentração popular do município, entre eles o centro da cidade e em frente à feira da Barra do Sol.

Segundo a secretaria de saúde, 80% dos criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti estão nas residências, por isso a urgência nessa luta de conscientizar a população para limpar os quintais, ter cuidado com o lixo recolhido e não deixar água parada ou utensílios sem tampa para evitar o nascimento e a procriação das larvas!


A dona de casa, Joana Silva, moradora do bairro Piçarreira, observou a ação em frente ao Banco do Brasil, e achou muito importante o movimento. “Gostei muito e estou levando os panfletos para os meus filhos lerem em casa. A gente vê que a prefeitura está preocupada com a saúde dos moradores em não pegar essa doença que é muito grave. Minha filha mais velha está grávida e vai gostar bastante destas explicações”, disse.




Todos contra a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou em 19 regionais de saúde do Maranhão, as ações do Plano de Contingência para Enfretamento da Epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya no Maranhão, anunciado pelo governador Flávio Dino no último sábado (13). Nesta semana, o governo do Estado reuniu gestores das 19 Unidades Regionais de Saúde Estaduais (URSs) para o alinhamento de um grande mutirão simultâneo no Maranhão.

A Regional de Viana que reúne 11 municípios recebeu total apoio do prefeito Chico Gomes, que participou do lançamento da campanha e disponibilizou todo o apoio logístico de forma que os resultados sejam alcançados e Viana não sofra com essa epidemia que desafia os setores de saúde em todo o Mundo. (Ascom - PMV).

Veja mais imagens:










Nenhum comentário: