terça-feira, 17 de maio de 2016

Fórum de Juventude da Baixada realiza Seminário em Viana


Prefeito Chico Gomes discursa durante a abertura do Fórum da Juventude
Com o objetivo de ampliar e discutir políticas públicas voltadas para os jovens do campo, o Fórum de Juventude da Baixada realizou, nos dias (12, 13, 14 e 15) de maio, no Ceasar’s Palace, em Viana, o I Seminário da Juventude Rural e Políticas Públicas.

A solenidade de abertura contou com a presença marcante do prefeito Chico Gomes; do presidente da Agência Estadual de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, representando o governador Flávio Dino; a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; representantes do Colegiado Territorial, representantes municipais e cerca de 400 jovens de trinta e um municípios das regiões dos Campos e Lagos da Baixada Ocidental.

A Uema (Universidade Estadual do Maranhão) destacou 12 alunos do curso de veterinária para acompanhar o evento e colaborar com o desenvolvimento do projeto. Eles são participantes obrigatórios do projeto Labex.
O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, destacou as ações do Governo do Estado voltadas para a juventude rural e o trabalho do órgão que leva ao campo novas tecnologias proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando a diversificação, a integração e o aumento da produção e produtividade do setor.  Para ele, um dos maiores desafios é fazer com o que o campo seja atrativo para que o jovem permaneça e fortaleça a agricultura familiar da sua região.
“A agricultura familiar precisa do jovem e para manter estes jovens no campo, o Governo tem aberto espaços de discussão para que as políticas alcancem a juventude da zona rural. Uma das recentes iniciativas do Estado para o acesso dos jovens às políticas públicas, é a criação do programa CNH Rural, que dará oportunidade ao jovem de se qualificar e contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade”, disse o presidente Júlio César

A Agerp está trabalhando em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para realizar as inscrições do CNH Rural, que oferece 2.100 vagas para obtenção da habilitação na categoria A. Um dos requisitos para participar do programa é ter acima de 21 anos de idade, possuir o ensino fundamental completo e residir na zona rural. As inscrições para o programa estão abertas desde o dia 02 de maio e se estendem até 17 de junho.
“São ações como essa que a Agerp leva para a agricultura. Ações de acesso ao conhecimento e de transformação”, pontuou o presidente da Agerp.

De acordo com o presidente Adjerson Serrão, o Fórum da Juventude foi criado com o objetivo de implementar e apoiar ações de políticas públicas de geração de emprego e renda, envolvendo os jovens das comunidades quilombolas, indígenas, urbanas e periferias. “Só através de uma entidade organizada, poderemos galgar resultados satisfatórios para a juventude da Baixada”, conclui Adjerson Serrão.

Para o prefeito de Viana Chico Gomes, essa foi mais uma oportunidade que a cidade teve de mostrar que é capaz de realizar grandes eventos. “Esse fórum mostra de forma definitiva a preocupação do governador Flávio Dino com a juventude maranhense. Estamos trabalhando irmanados para darmos as condições necessárias para que essa juventude tenha melhores oportunidades de trabalho e de vida. Aqui em Viana estamos fazendo a nossa parte, oportunizando cursos profissionalizantes, capacitando nossos professores e reformando e climatizando todas as nossas escolas”, comentou o prefeito Chico Gomes.

No final do evento, os prefeitos Chico Gomes (Viana) e Beto Pixuta (Matinha) assinaram uma carta de intenção se comprometendo em realizar ações concretas voltadas para a juventude, como cursos profissionalizantes, treinamentos, oficinas entre outros.

Chico Gomes e Beto Pixuta assinam carta de intenções
O encontro foi organizado pelo Fórum de Políticas Públicas da Juventude da Baixada (FPPJB) e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Laboratório de Extensão Rural (Labex) e do Centro de Ciência Agrárias (CCA), com o apoio do Governo do Estado, do Colegiado Campos e Lagos Maranhenses (Codeter) e da Prefeitura Municipal de Viana. Esta última foi a responsável por toda a infraestrutura do evento que aconteceu durante três dias.

Municípios que participaram do Seminário
Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Viana e Vitória do Mearim, Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.

Secom/PMV
Texto: Adilson Sousa e Marinildo Serejo

Fotos: Mário Mix

Nenhum comentário: