quinta-feira, 19 de maio de 2016

Penalva - Vereador Mesaque repudia vereadores faltosos

O município de Penalva, na Baixada Maranhense, distante 250 km da capital São Luís, passa por um dos seus piores momentos político/econômico, vitimado pela inércia de um Executivo inoperante e um Legislativo omisso em suas obrigações.
Se não bastasse a falta de compromisso do prefeito Edmilson Viegas com a cidade de Penalva, o Legislativo, que é composto em sua maioria por vereadores da situação, virou refém do Executivo, se tornando uma extensão da Prefeitura Municipal.

Observa-se claramente a interferência do Prefeito nas decisões do presidente da Câmara, vereador Simas Neto. Na Sessão do dia (06) de maio, o prefeito e sua comitiva de assessores e secretários adentraram o Plenário da Câmara - sem autorização prévia, como manda o Regimento Interno da Casa – com o objetivo de pedir aprovação de um projeto que autorizava a construção da Feira Municipal. Não deu outra, a Sessão terminou com discussões muito acaloradas.
Na sessão seguinte, dia (13), não houve quórum. Segundo o vereador Mesaque Veloso foi mais uma manobra do gestor Edmilson Viegas para desarticular a oposição, que, através de documentos estava preparada para comprovar as denúncias e acusações proferidas, na Sessão anterior, contra o prefeito.
Indignado com a falta de compromisso dos seus pares, o vereador Mesaque Veloso gravou um vídeo e postou no Face book uma denúncia onde mostra as cadeiras vazias dos respectivos faltosos. (ver vídeo). “O povo de Penalva merece mais respeito. Não podemos compactuar com tamanha irresponsabilidade desses vereadores que não querem trabalhar. De acordo com o Regimento Interno da Casa, existe apenas uma sessão na semana (sexta-feira) para se discutir e apresentar projetos. Mesmo assim eles não comparecem para trabalhar. Isso é uma vergonha”, desabafa o vereador Mesaque do Povo, único parlamentar a não faltar uma Sessão sequer, nesses mais de três anos de mandato.

EM TEMPO: Após Mesaque Veloso anunciar que faria uma gravação com áudio e vídeo mostrando as cadeiras vazias dos parlamentares faltosos, para posteriormente publicar nas redes sociais, a vereadora Fábia Cutrim (situação) imediatamente realizou várias ligações alertando seus colegas de grupo da intenção do vereador Mesaque. Como num passe de mágica, em minutos, a Câmara foi povoada pela maioria da base do governo, não comparecendo apenas o presidente Simas Neto e o vereador Alberto Abreu, morador do Povoado Jacaré. Este último não tinha como estar presente, final, reside há aproximadamente 20 km da cidade e a estrada vicinal está em péssimo estado de conservação.
Compareceram à Sessão, no horário estabelecido pelo Regimento Interno, os vereadores Careca, Mesaque do Povo, Fábia Cutrim e Neide Moraes. Chegaram depois dos telefonemas: Josa, Domingos Rodrigues e Jeofran, todos da base do governo.

Faltaram à Sessão: os oposicionistas Ronildo Campos, Pierre, Tita e Franciedno (vice-presidente); os situacionistas Simas Neto (presidente) e Alberto Abreu. Justificaram a ausência apenas Simas Neto e Franciedno.

Detalhe: são várias sessões este ano que não acontecem por falta de quórum.
ISSO É UMA VERGONHA!

Texto e Fotos: Marinildo Serejo


Nenhum comentário: