quinta-feira, 9 de junho de 2016

Livro do desembargador Lourival Serejo é premiado na Itália

O livro “O Pescador de Memórias”, de autoria do desembargador Lourival Serejo, é um dos vencedores do concurso literário, organizado pela conceituada Academia Internazionale "Il Convivio", com sede em Castiglione de Sicilia, na Itália.

Mais de 830 escritores de toda a Europa e das Américas participaram do concurso, que homenageia um dos mais importantes escritores sicilianos do século XVI, Antonio Filoteu Omodei. Concedida anualmente, a premiação é uma das mais importantes do mundo, na seara da literatura.

O livro “Pescador de Memórias” – primeira obra poética do magistrado – reúne 36 poemas, em 96 páginas, onde Lourival Serejo – membro da Academia Maranhense de Letras – incorpora a figura de um pescador, lançando suas redes, trazendo lembranças do cotidiano da cidade, conhecida pela pesca artesanal.

O magistrado enfatiza que Viana é uma terra de pescadores e, como poeta, ele incorporou um desses trabalhadores, fazendo avaliação do tempo e de personagens, e explicando alguns pontos necessários para o leitor não vianense, aspectos que têm certo peso histórico, sentimental e quase folclórico.

O prefácio do livro é da lavra do professor e Mestre em Teoria Literária, Joaquim Gomes. O cartunista maranhense Jesus Santos é o autor das ilustrações da obra, na qual o desembargador Lourival Serejo utiliza-se do universo lírico do lago de Viana como fonte de inspiração.

O desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu no Município de Viana (MA). Na Academia Maranhense de Letras, ocupa a cadeira nº 35. Também é membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras.

Entre suas obras literárias publicadas, estão: “O presépio queimado”, “Rua do Porto”, “O Baile de São Gonçalo”, “Do Alto da Matriz”, “Na Casa de Antônio Lobo”, “Da Aldeia de Maracu à Vila de Viana”, “Entre Viana e Viena” e “Pescador de Memórias”.
Na área jurídica: “Contribuições ao estudo do Direito”; “Direito Constitucional da Família”; “Provas ilícitas no Direito de Família”; “A família partida ao meio”; “Formação do Juiz: anotações de uma experiência”; “Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional”, “Os Novos Diálogos do Direito de Família” e “Direito Eleitoral”.


Assessoria de Comunicação do TJMA

Nenhum comentário: