quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Viana – Mais uma vez os católicos vianenses surpreenderam na comemoração pela passagem do Dia de Nossa senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro. Se até pouco tempo a festa se resumia somente a orações, novenas e pagamento de promessas pelos fiéis, o que se viu foi uma grande demonstração de fé, devoção e vontade de resgatar uma das maiores tradições da Cidade dos Lagos.

Para alcançar o novo feito, a Diocese de Viana, por meio do bispo Dom Sebastião e do padre Rosivaldo, pároco da igreja - que assumiram a pouco mais de um ano - lançaram mão de uma atitude que já se espalhou pelo mundo e está ajudando a Igreja Católica a estancar a sangria dos seus seguidores para o segmento evangélico: o estilo musical, digamos, mais gospel.

A estratégia deu certo, atraiu a juventude e, somou-se ao conjunto, a participação da comunidade rural, até então, ausente das festas nas últimas décadas. O festejo que começou no dia primeiro de dezembro foi marcado pela organização e comercialização de produtos religiosos, venda de comidas típicas, bingos, desfiles, shows musicais, queima de fogos a presença maciça da comunidade católica. O Blog Vianensidades marcou presença e mostra alguns momentos da festa. (Fotos: Zé Raimundo Soeiro e Mateus Soeiro)






A procissão saiu do largo da Matriz no dia 8, somente depois das oito da noite e chegou a dividir opiniões sobre o conteúdo estético, com bastantes bandeiras, performances e a presença de um mini-trio elétrico, com música ao vivo. “Sei não, mas acho que a procissão está muito carnavalizada”, disse um observador do cortejo. Nada que tirasse o brilho da festa.

Depois de percorrer as principais ruas vianenses, a imagem de Nossa Senhora foi recebida e ovacionada com aplausos, fogos de artifício e era visível a emoção de moradores mais antigos, entre eles, os integrantes da família Soeiro, católicos fervorosos e participantes ativos de toda a programação católica na Paróquia.


Reforma

Recentemente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição passou por mais uma reforma em seus mais de duzentos anos de história. O teto da casa religiosa estava bastante avariado pela proliferação de cupins, telhas quebradas, entre outros defeitos. O Bispo Dom Sebastião convocou a comunidade a fazer doações e campanhas para atrair recursos e recuperar em regime de emergência as partes mais danificadas. Entretanto, a Paróquia carece de mais serviços, do forro interno, pintura, entre outros benefícios. Segundo informações, existe um projeto de recuperação total da igreja na Secretaria de Cultura Estadual, mas, nada está definido em função da falta de recursos e outros entraves burocráticos, o mais grave dentre eles, a tentativa de remover a torre principal que, segundo a Secretaria, não faz parte do projeto original da igreja.

Saiba mais

Música gospel - (do inglês gospel; em português, "evangelho") é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito a vida cristã, assim como, de acordo com seus gêneros musicais variados, também oferece uma alternativa, ao povo cristão, à música secular convencional, sinônimo também e reconhecida como a música evangélica, que ganhou grande destaque no Brasil atualmente. Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência, e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social. A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial, sendo bem aceita pela grande parcela da população religiosa brasileira. (Wikipédia)

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma festa linda! A participação das comunidades da zona rural,com suas bandeiras simbolizando o Divino Espírito Santo e Maria Imaculada,foi um show à parte. A juventude, com toda sua alegria,teve participação marcante e,até um desfile de Modelos representando cada Comunidade,foi vista como um estímulo a juventude Vianense que estava tão afastada de sua religiosidade.Na verdade, há uma evolução na forma do povo se manifestar,mas nada que altere o sentimento e a devoção pela Virgem Imaculada Conceição, a padroeira de Viana. Parabéns ao Pe.Rosivaldo,agora Monsenhor, pelo entusiasmo e dedicação,ao Bispo Dom Sebastião e a toda Comissão Organizadora deste evento tão maravilhoso.2012 vem aí!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. A festa foi muito bonita e emocionante. Parabéns aos organizadores e à Diocese de Viana, pelo resgate da nossa religiosidade.
Sds.

João Mello disse...

Devemos agradecer a força, garra, audácia, ao espirito inovador do Pe Rosivaldo, o mais interessante dessa festa foi ouvir o comentário de uma pessoa que há tempos não participava de uma festa relogiosa: "desde que esse padre e o bispo chegaram a igreja deu uma renovada, espero que eles nunca vão embora". Acredito que tudo na vida muda, então podemos alegrar muito mais as celebrações religiosas, isso será mais um atrativo para a comunidade.