quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Pescadores ficam mais de 6 horas à deriva em alto-mar

Resgate aconteceu ontem por outro barco nas imediações da praia do Araçagi 

Quatro pescadores do município de Raposa, distante 29 quilômetros de São Luís, ficaram mais de seis horas boiando em alto-mar por causa de um acidente que ocorreu com o barco Minha Bênção, no qual trabalhavam. Eles foram encontrados no início da manhã de ontem, nas proximidades da praia do Araçagi

Os pescadores estavam em alto-mar desde segunda-feira (19) e pretendiam retornaram somente amanhã. No entanto, a viagem foi interrompida por causa do acidente.

A fatalidade ocorreu por volta das 23h de ontem. De acordo com Josaías Sousa Cabral, de 39 anos, um dos pescadores que estava no barco, o grupo estava a aproximadamente três milhas de distância da costa, o equivalente a quatro quilômetros e meio. Segundo ele, o momento de enchente da maré, com fortes ventos, fez com que o barco fosse levado para longe, chegando a colidir com um banco de areia e ficando preso. Por causa do acidente, grande parte dos equipamentos de pesca, incluindo as redes e os remos, foi perdida. Aproximadamente 100 kg de pescado, que já estava na embarcação, também foram atirados ao mar.

Os pescadores ficaram à deriva por aproximadamente seis horas. Como o barco de pesca em que eles estavam era de pequeno porte, com apenas dois salva-vidas, tiveram de improvisar equipamentos para mantê-los boiando até que conseguissem algum tipo de ajuda.


“Nós ficamos com a esperança de que logo apareceria um barco para nos tirar da situação”, disse Nilton César dos Santos, um dos pescadores que estava a bordo. Ele contou ainda que durante todo o tempo em que trabalha com a atividade pesqueira nunca havia passado por uma situação como essa.

Ele relatou também que por diversas vezes o grupo tentou nadar em direção à praia, mas a força da maré tornava esse trabalho árduo. O resgate do grupo ocorreu quando uma embarcação passava próximo da praia do Aracagi. De lá, os pescadores pegaram uma carona de ônibus até o município de Raposa, chegando no início da manhã de ontem, por volta das 6h. Apesar de conscientes, todos estavam bastante debilitados. (Fonte: Jornal O estado do Ma)

Nenhum comentário: