terça-feira, 12 de março de 2013

Criado Consórcio de Pesca da Região dos Lagos




Prefeitos, vereadores e secretários, reunidos para a criação do Consórcio de Pesca
Viana - Os prefeitos de Viana, Matinha, Olinda Nova e São Vicente Férrrer, estiveram reunidos na Associação Comercial de Viana, na última sexta-feira (8) para oficializar a criação do primeiro Consórcio de Pesca da Região dos Lagos.

Para o Ministério da Pesca, a melhor forma de ajudar as prefeituras, permitindo a diminuição da pobreza, é por meio de cooperativas ou consórcios. O projeto permitirá a aquisição de patrulha mecanizada destinada a fomentar a aquicultura familiar. 

Tanques – Para desenvolver as atividades de criação de peixes em cativeiro, são necessárias, além as áreas destinadas, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira, que compõem a patrulha mecanizada. Os equipamentos serão utilizados na abertura de tanques-escavados, adequados à criação de pescado e apoio técnico nas comunidades beneficiadas.

O prefeito Chico Gomes (DEM) enfatizou que Viana irá voltar a produzir pescado e de qualidade, pois alem da pecuária, a pesca também é vocação do povo da região, e com isso a economia cresce junto para o desenvolvimento da cidade.

As propostas para participar do edital devem ser entregues durante este mês de março, através do sistema de gestão de convênios e contratos.

O ex-prefeito, Benito Filho, Secretário de Articulação Política de Viana, presente no evento, lembrou que a iniciativa tem como mudar a realidade dos quatro municípios, a curto prazo.

O engenheiro de pesca, Hélio Santos destacou que a atividade da pesca em cativeiro é rentável para a região, porque, segundo ele, outros estados já contam com essas atividades e, Viana por possuir um majestoso lago, também pode beneficiar mais ainda os moradores destes municípios.

Para o prefeito de Olinda Nova, Costinha do PR, este momento permitirá um modelo para outras cidades da baixada maranhense. Com ele, concordou a prefeita Maria Raimunda Sousa (PTB) de São Vicente de Férrer, que espera poder melhorar a economia da sua cidade com a criação de peixes em cativeiro.  

Segundo o secretário municipal da pesca, Jarbas Bezerra, é possível aumentar o poder aquisitivo das comunidades, pois Viana tem potecial para a criação e produção do pescado. 

A análise e a classificação das propostas, bem como a divulgação do resultado final, irão ocorrer ainda no início de abril.

(Ascom PMV) Fotos: Adilson Sousa

Nenhum comentário: