quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Viana – Dignidade e respeito em novas moradias na Zona Rural



Prefeito Chico Gomes fala as moradores do Povoado Cacoal - Viana

Os moradores do Povoado Cacoal, comunidade quilombola de Viana, viveram momentos de muita alegria na última sexta-feira (31/10), com a assinatura dos contratos do Programa Nacional de Habitação – PNHR, do Governo Federal, que possibilita moradias de alvenaria para substituir casebres feitos de barro e cobertos com palha, ainda muito comuns no Nordeste.

O evento contou com a presença do prefeito de Viana, Chico Gomes e do Secretário de Habitação, Leonardo Barros - gestor de toda política habitacional no município – secretários e convidados, além da comunidade.

Sec. Leonardo Barrros e Chico Gomes, durante a solenidade
A comunidade de Cacoal recentemente recebeu seu título definitivo de comunidade quilombola que favoreceu a implantação do referido projeto. Serão construídas 48 unidades habitacionais no povoado que contará também com a implantação de um poço artesiano a cargo da prefeitura.

O programa tem mudado positivamente a vida das famílias que moram na Zona Rural, pois través do PNHR, 96 comunidades estão sendo beneficiadas e outros projetos estão em fase de implantação, totalizando 1.098, o que representa mais dignidade para o homem do campo.

Para a dona de casa, Sandra, presidente da Associação de Moradores, o trabalho foi longo, mas valeu a pena: “Muitas pessoas chegaram a duvidar, mas hoje estamos vendo que é uma realidade. Para nós, esse  é um sonho realizado, uma conquista para essas famílias que ganham mais conforto e dignidade”, comentou a moradora.

Leonardo Barros, sec. Habitação de Viana

O secretário Leonardo Barros afirmou que a concretização do projeto é fruto de um intenso trabalho desenvolvido pela secretaria que comanda, mas reconhece que sem o apoio do Prefeito Municipal, Chico Gomes, nada poderia ser feito: “Estamos aqui hoje para agradecer em primeiro lugar a Deus por ter nos proporcionado este momento de alegria, em ver essa comunidade ter uma transformação significativa em sua vida; em segundo lugar ao Prefeito Chico Gomes por ter nos confiado essa missão de comandar o projeto habitacional mais ousado que o município de Viana já teve. Agradeço também a equipe da Secretaria de Habitação que trabalhou diuturnamente para esse projeto, bem como de público agradeço ao meu irmão Nélio Junior que sempre está pronto para ajudar em São Luís naquilo que precisamos. Estamos todos de parabéns”, concluiu Leonardo. 

Leonardo e Chico Gomes, com moradores do Cacoal

Para o gestor vianense, essa obra representa justiça social com uma comunidade há tempos esquecida e faz parte do seu amplo projeto administrativo que é governar para todos: “Hoje aqui se faz justiça. Anos e anos de escravidão da comunidade negra de nosso país pode agora ser recompensada por políticas especificas e a moradia digna é apenas mais uma delas. Assim como em outras áreas do meu governo, os benefícios têm que chegar a quem mais precisa e a comunidade de Cacoal é uma delas”, conclamou Chico Gomes!”

Estiveram presentes também na solenidade, a representante da FUMBRESP,  Amparo Melo e o Gerente da Caixa Econômica Federal de Viana.

2 comentários:

CARLITO MAIA disse...

LUIZ ANTONIO VC SABERIA INFORMAR SE EXISTE ALGUM OUTRO POVOADO DO MUNICÍPIO DE VIANA QUE SERIA CONTEMPLADO COM TAL PROJETO?

Luiz Antonio Morais disse...

No momento não tenho essa informação, Carlito, mas, se vc reside em Viana, pode se informar na Secretaria de Habitação, com o secretário Leonardo Barros. Caso outro Povoado seja contemplado, divulgaremos aqui no Blog Grato pela participação. Sds.