sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ator, filho de vianense é premiado no Rio Grande do Sul


Luiz Fernando comemora a conquista em Bagé-RS
O estudante Luiz Fernando Chagas conquista o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival Internacional de Cinema da Fronteira em Bagé-RS, pela sua atuação no filme “O Frade” 

A vianense Itaci Rocha, filha do conhecido Zé de Bita, tem motivos de sobra para comemorar o início do ano novo. E, o Maranhão e o município de Viana também podem se sentir orgulhosos com o surgimento de uma nova estrela da teledramaturgia brasileira.

O estudante de Relações Internacionais da Unipampa e ator, Luiz Fernando Chagas, filho de Itaci, acaba de conquistar o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival Internacional de Cinema da Fronteira em Bagé-RS.

A façanha de Luiz Fernando aconteceu, segundo ele, por obra do destino, mas o reconhecimento pela sua atuação no filme “o Frade” ainda pode lhe render muitos frutos para o futuro na carreira de ator. 

Sobre o ator


Discurso na premiação
Luiz Chagas é aluno da Unipampa de Relações Internacionais e veio para Livramento por ações do destino. O ator tem apenas 24 de idade e veio para Livramento devido à aprovação pelo SISU. Ele brinca que foi algo arquitetado pelo divino, pois das 19 vagas, ele ficou com a 18ª (primeiro lugar ele tira do cinema).   
Luiz conta que teve apenas outra experiência com câmeras quando fez uma gravação de comercial na sua cidade natal. “Ainda sou muito jovem e embora goste da minha faculdade, também gosto das telas e de atuar, mas ainda é tudo muito incerto. Fico feliz com o prêmio e espero alegrias do destino”, pondera.

A saudade da família, amigos e até mesmo da culinária apertam no peito, mas Luiz Chagas disse que está muito satisfeito com o seu trabalho e vitórias. Além de estudar e ter um tempinho para receber premiações, Luiz ainda é professor de Inglês e Francês.

Uma estrela maranhense nos palcos santanenses. 

O nascimento 

O Frade, produção de alunos da UNIPAMPA despontou como destaque no final de novembro de 2014 e levou dois grandes prêmios no aplaudido IV Festival Internacional de Cinema em Bagé-RS.


Recebendo o prêmio
O filme surgiu por acaso, durante uma oficina de Cinema realizada na Unipampa, onde o aluno Victor Ferreira de Almeida trouxe o cineasta amazonense Z Leão para ensinar os participantes da oficina a fazer cinema. Após várias explicações de técnicas para criação de roteiros de ficção e trucos para montagem deste tipo de filme, disse que na noite seguinte estaria livre para ouvir ideias sobre filmes que poderiam ser feitos. Assim o inventaram, e então, sem nenhum planejamento prévio, o filme que em menos de 30 horas foi improvisado havia sido vencedor de duas importantes categorias do festival. 

Prêmios 

A empolgação de Z Leão era grande e ele sugeriu que o filme fosse inscrito no festival de cinema em Bagé, afirmando que ele tinha qualidade suficiente para ser premiado. De 450 filmes, O Frade ficou entre 30 finalistas e foi selecionado para concorrer nas categorias de filmes regionais do festival. Assim começaram então os planejamentos para ir à Bagé na noite de 29/11 para premiação.

Destaque no principal jornal de Sant'Ana do Livramento-RS
Devido a compromissos de vários dos participantes da oficina, apenas Cezzar, Rossiane e Luiz Fernando Chagas foram de ônibus para Bagé. Quando foi anunciado o prêmio de melhor roteiro para O Frade os três não conseguiram esconder a  emoção. Cezzar Mendina foi então o primeiro premiado do festival a subir no palco e agradecer pelo prêmio de melhor roteiro dado ao O Frade. As premiações foram ocorrendo até a nova surpresa com a premiação do maranhense Luiz Fernando Chagas, como vencedor do Prêmio de Melhor Ator/atriz coadjuvante. 

Mais informações:

Festival Internacional de Cinema da Fronteira no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-de-Cinema-da-Fronteira/252276951481715?fref=ts 

Links pro filme no youtube:
Versão original (apresentada no festival): https://www.youtube.com/watch?v=GWapBUWuHcw
Versão com erros de gravação: https://www.youtube.com/watch?v=uXphlv7DYR0
 

Com informaçoes do Jornal A PLATÉIA, Sant'Ana do Livramento - RS

Nenhum comentário: