quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Prefeito Chico Gomes inaugura museu e entrega ônibus escolar


A prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou no último dia 16 o primeiro museu do Município, localizado na rua grande, onde funciona a Casa da Cultura e a Academia Vianense de Letras. O espaço também abrigará a Escola de Música José Piteira, criada no início da atual gestão.

O evento contou com a participação de várias autoridades municipais como o prefeito de Viana Chico Gomes; o vice-prefeito e Secretário de Educação Oliveira Júnior; os secretários Rogério Du Maranhão (Cultura); Augustus Gomes (Finanças); Geraldo Costa (Turismo); Édina Amorim (Saúde); Jarbas Bezerra (Pesca); Washington Veloso (Trânsito); Leonardo Barros (Habitação); Laurinete Coelho (Meio-ambiente); vereador Jeferson Gomes; prof. Vitória Santos; o imortal Dr. Nozor da AVL; Antônio Piteira que representou o saudoso Zé Piteira, o homenageado do dia.

O museu conta com uma coleção de peças antigas, onde se destacam o primeiro rádio de Viana, que ainda funciona; uma máquina de escrever; um violão de Dilu Mello, além de uma sala exclusiva, com objetos pessoas da cantora, compositora, cantora, ensaísta e musicista Dilu Mello, entre outras atrações.

De acordo com Rogério Du Maranhão essa conquista foi fruto de muito trabalho e persistência, que contou ainda com a sensibilidade do prefeito Chico Gomes que não mediu esforços para que esse sonho se tornasse realidade. “Nosso museu representa uma das maiores conquistas deste governo, pois através dele iremos preservar a nossa cultura, os nossos costumes, enfim, a nossa história. Amo a minha querida terra natal e faço o que posso para transformá-la em uma cidade de cultura forte e desenvolvida”, conclui o secretário.
Para Geraldo Costa, o município de Viana está de parabéns com mais esta importante conquista. “Este é um espaço onde teremos a oportunidade de estar mostrando e contando a nossa história com peças testemunhais do nosso antepassado. Este museu será importante para o engrandecimento da nossa cultura”.

O vice-prefeito e secretário de Educação Oliveira Júnior fez questão de ressaltar o papel de Viana na preservação da cultura maranhense. “Aqui neste museu será guardado todo o nosso arquivo histórico cultural, político e social. Viana é um dos berços da cultura maranhense e esse protagonismo será referendado por este espaço”, disse.

Já o prefeito Chico Gomes demonstrou toda a sua satisfação de estar fazendo história inaugurando o primeiro museu do Município. Ele ressaltou ainda que é preciso preservar a cultura dos antepassados e incentivar as novas gerações a continuar construindo esse legado rico em manifestações folclóricas que tanto orgulha esse povo. “O museu de Viana é uma peça fundamental para o desenvolvimento da cidade. Com certeza ele despertará o interesse de turistas de todo o estado do Maranhão, principalmente dos seus munícipes. É muito importante sabermos que estamos contribuindo de forma qualitativa e quantitativa para o desenvolvimento do nosso Município”, finalizou o Chico.

ÔNIBUS ESCOLAR – Com o objetivo de levar mais qualidade de vida ao cidadão vianense, o prefeito Chico Gomes, através da secretaria de Educação contemplou com um ônibus escolar climatizado a região dos campos, mais precisamente o polo de Santa Tereza.



O evento aconteceu às 18 horas do dia (16) de janeiro, no Escola Municipal Posidônio Pereira do povoado Santa Tereza e contou com a presença marcante do prefeito Chico Gomes; do vice-prefeito e secretário de Educação Oliveira Júnior; da primeira dama Alinete Gomes; assessores; coordenadores entre outros.
De acordo com o secretário Oliveira Júnior esse é mais um compromisso do prefeito Chico Gomes que está sendo cumprido com a população. “Estamos trabalhando diuturnamente para alavancar a qualidade do ensino em nosso município. Desde o início da atual gestão a educação local está sendo tratada com muita responsabilidade, através da capacitação contínua dos nossos docentes; construção, reforma e ampliação das escolas, contemplando-as com ar-condicionado, merenda de qualidade e poços artesianos, entre outras melhorias. O aumento do nosso Ideb é reflexo desse grande trabalho que estamos realizando na educação de Viana”, disse Oliveira.

Além do ônibus escolar, o prefeito Chico Gomes anunciou à comunidade de Santa Tereza a reforma da Escola Possidônio Pereira, uma grande reivindicação daquela comunidade. “Não existe desenvolvimento sem uma educação de qualidade”, disse o prefeito Chico. “Estamos desenvolvendo no município de Viana uma educação de qualidade, qualificando professores e estruturando o setor com escolas reformadas e climatizadas. Hoje a cidade conta com o Ifma, Uema e Ufma, três importantes instituições de ensino que elevará de forma definitiva a qualidade da educação oferecida no Município. Com certeza, até o fim do meu mandato as escolas estarão todas climatizadas, um sonho que quero compartilhar com todos os vianenses”, profetiza o prefeito.


Ascon/PMV - Texto e Fotos: Marinildo Serejo

Nenhum comentário: