quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quilombolas interditam a MA 014, no Povoado Itaquaritiua em Viana-MA




Viana – Dezenas de moradores de uma comunidade intitulada “Povo Gamela”, descendentes de índios e escravos, no Povoado Itaquaritiua, interditaram a MA 014, cujo trecho liga o Povoado Santeiro ao município de Matinha.


Segundo relatos não confirmados, os moradores reivindicam posses e/ou indenizações de áreas cortadas pela estrada que liga a baixada maranhense, que segundo eles, atendem a um movimento nacional, sem nome revelado.

Nenhuma liderança do grupo se manifestou sobre as reais reivindicações da comunidade e os motivos do protesto, que contou a exibição de faixas e cartazes, incêndio de pneus e galhos de árvores, causando engarrafamento no trânsito. 



Delegado Regional New Wandson e o major Ferreira dialogam com os moradores

Policiais da 13ª Companhia de Viana, sob o comando do major Ferreira, além do delegado regional, New Wandson, foram chamados ao local e dispersaram a multidão, depois de uma breve conversa com os organizadores.




Ficou acordado que o protesto continuaria de forma pacífica, e que, ambulâncias entre outros veículos em situações de emergência seriam liberados para o tráfego, mas que a estrada seria obstruída nos períodos de uma em uma hora até o final do dia. A qualquer hora mais informações.

Fotos: Mário Muniz

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente se eles tiverem direito que seje dado a eles mesmo