segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Desde agosto foragida, Lidiane Leite finalmente se entrega à Justiça

Lidiane é suspeita de envolvimento em um esquema que desviou mais de R$ 15 milhões.
SÃO LUÍS – A ex-prefeita Lidiane Leite, que estava foragida desde agosto, se apresentou na sede da Polícia Federal, no bairro da Cohama, em São Luís, nesta segunda-feira (28). Ela chegou ao local acompanha de seus advogados. Lidiane é suspeita de envolvimento em um esquema que desviou mais de R$ 15 milhões dos cofres públicos do município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís. Prefeita de uma cidade à beira da miséria, com um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país, ela exibia uma vida luxuosa nas redes sociais.

Em agosto, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra Lidiane. No início de setembro, o nome dela foi incluído no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi) da Polícia Federal - sistema que é consultado por agentes em aeroportos, portos e postos de fronteira, antes da autorização policial para saída ou entrada de pessoas no país.

A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP) estava foragida da Polícia Federal desde o dia 20 de agosto, quando foi realizada a Operação Éden. Na época, ela deixou a prefeitura de Bom Jardim sem nenhum administrador. Por ainda estar no cargo, ela impediu, na época, que a vice-prefeita, Malrinete Gralhadas, assumisse a gestão do município.

Em 2014, a prefeita foi afastada pelos vereadores porque descumpriu ordens judiciais relativas à regularização das aulas na educação infantil e fundamental, fornecimento de merenda e transporte escolar. Ela sofreu, ainda, o processo mais duas vezes no mesmo ano e, então, resolveu pedir na Justiça a medida que proíbe a câmara de lhe distanciar da gestão. Continue lendo aqui.

Nenhum comentário: