segunda-feira, 14 de setembro de 2015

SINTSEP vai debater com o Secretário de Saúde Plano de Cargos, Carreiras e Salários específico para as gratificações de desempenho do SUS



Está marcada para amanhã (15), na sede da Secretaria de Estado da Saúde, reunião entre o titular da pasta, o médico Marcos Pacheco e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão – SINTSEP, para discussões para a criação de um Plano de Cargos Carreiras e Salários específico para os servidores públicos estaduais, que efetivamente trabalham e têm direito às gratificações de desempenho do SUS, antiga gratificação do SUS.

A iniciativa do SINTSEP é de acabar com muitas distorções, que inclusive já foi aplicado em outros Estados da Federação, garantindo direitos aos servidores que realmente que trabalham nas mais diversas unidades de saúde do Estado, além de tornar bem transparente aos que recebem os benefícios.

Durante reunião realizada na Promotoria da Saúde, com vistas a elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta, com vistas a criação de uma comissão para a elaboração do  plano específico não houve entendimentos. Embora o SINTSEP, tenha sido bem claro, que se trata de um plano específico e voltado exclusivamente para as gratificações do SUS, o Secretário Ajunto da Secretária de Estado da Saúde, Heraldo Elias Nogueira Nunes manifestou-se contrário, argumentando que já existe na pasta um plano geral  para os servidores públicos estaduais, evitando não debater o mérito da proposta apresentada pela entidade de classe. O deputado Levy Pontes, integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, presente à reunião simplesmente acompanhou o entendimento do secretário adjunto.

Diante da falta de entendimentos, o promotor de justiça Herberth Costa Figueiredo, titular da Promotoria de Defesa da Saúde, determinou a realização reunião com o Secretário de Estado da Saúde e a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão, com vistas a que possa ser encontrado um caminho para entendimentos entre as parques em questão. O encontro está marcado para esta terça-feira, a princípio na sede da Secretaria de Estado da Saúde. Para o presidente do SINTSEP, Cleinaldo Lopes, a proposta de criação de um plano específico para o desempenho de servidores no SUS, já existe em alguns Estados salientando que desde quando foram implantados, ocasionaram transparência, justiça e melhoria acentuada dos serviços. (Blog o Quarto Poder)

Nenhum comentário: