quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Municípios maranhenses já perderam mais de R$ 100 milhões do FPM…

Prefeitos  irão cobrar do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Bancada Maranhense em Brasília ações efetivas para amenizar a situação de crise financeira vivida atualmente pelas prefeituras
                
Gestores de municípios das regiões dos Cocais, Leste Maranhense, Sul, Pedreiras, Pré-Amazônia e Tocantina decidiram cobrar das lideranças políticas estaduais, aqui e em Brasília, ações mais efetivas de ajuda aos municípios.

De acordo com dados da Federação dos Municípios do Maranhão, os municípios maranhenses perderam nada menos que R$ 100 milhões, em cotas do Fundo de participação (FPM), nos últimos três meses.

O pacto de união dos prefeitos foi firmado durante reuniões de trabalho nas cidades de Caxias e Imperatriz e envolvem gestores ligados ao governo Flávio Dino e à oposição.

– É necessário, de fato, que a situação dos municípios do Maranhão seja olhada com toda atenção possível. A queda constante de recursos do FPM está inviabilizando as administrações. Muitos gestores não estão conseguindo nem pagar os servidores. Nós, prefeitos e prefeitas, precisamos contar com mais apoio dos demais agentes da classe política – afirmou o prefeito Leo Coutinho, de Caxias.

O pacto e a cobrança ás lideranças políticas serão temas recorrentes na I Marcha Municipalista do Maranhão, organizada pela Famem, nos dias 29 e 30, no Rio Poty Hotel.

De acordo com o presidente da entidade, prefeito Gil Cutrim (PDT), as inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.famem.org.br

3 comentários:

Kátia disse...

Está na hora dos gestores municipais fazerem um esforço para criar receita própria para os municípios que administram, cobrando ISS, IPTU, etc. Estamos em crise, tanto o Governo Federal quanto os Governos Estaduais estão "quebrados". Veja o exemplo do Rio Grande do Sul. Não quero que isso aconteça com o nosso Maranhão!

Anônimo disse...

minha filha pra cobrar tem que investir, em saneamento,infra estrutura ,etc
se vc ta axando que eles tem que cobrar mas ,,,fazer menos eo que eles fazem,,,pague vx,,vai na prefeitura e pague o seus

Kátia disse...

Prezado "Anônimo"... Procure ser mais racional (se é que consegue) e tente pensar no seguinte fato: sempre haverá cobrança da população no que tange à infraestrutura, saneamento, entre outras coisas... A questão de verba para atender a tais necessidades tem mais a ver com a atuação do gestor municipal e "vontade política" para fazer as coisas. Estamos em recessão, o Governo Federal não pode carregar eternamente as prefeituras. Esse é um problema estrutural e de âmbito nacional. Eu pago os meus impostos, sou uma cidadã assim como você, também cobro das autoridades, mas... No que concerne à esse tema específico, pense só, não custa as prefeituras fazerem um esforço para que não dependam "apenas" das transferências constitucionais.

OBS1: Não trabalho em prefeitura! O que quis expor aqui é a realidade baseada em argumentos sólidos de uma profissional que conhece os problemas fiscais os quais estamos passando, tanto em nível Nacional quanto em nível Municipal.
Não gosto de discutir o “Óbvio” e tão pouco o “Senso Comum”.

OBS2: O pagamento dos devidos impostos é um ato instituído em Lei, portanto, cabe à nós, cidadãos, meros mortais, cumprirmos com as nossas obrigações, ainda que possamos achar excessivas em alguns casos.

Bjos!