quarta-feira, 20 de abril de 2016

Prefeitura de Viana realiza IV chamada pública da Agricultura Familiar

Prefeito Chico Gomes discursa na abertura da Chamada Pública
A Prefeitura de Viana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou, na segunda-feira (19), nas dependências do Restaurante Popular, a IV Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A ação visa atender as necessidades da alimentação dos alunos matriculados na rede municipal de ensino e do Restaurante Popular. 
Mais de 500 produtores compareceram à Chamada Pública
Um diferencial dessa Chamada Pública foi o fortalecimento da participação dos diretores de escolas da sede e zona rural.

O evento contou com a participação do prefeito de Viana Chico Gomes; do presidente estadual do Consea Reinaldo Avelar; do presidente municipal do Consea Zé Foba; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Viana, Nélio Silva; dos Vereadores Nielson (Branco), presidente da Câmara; Jeferson Gomes, Leonilde Kereral, Cielma; dos secretários municipais, assessores, sociedade civil organizada, entre outros.

A prefeitura apresentou uma grande conquista para os trabalhadores rurais, que são equipamentos adquiridos pela parceria com o Governo Federal através do MDA, são eles: Caminhão Baú, frigorífico, balanças, mesa, dadeiras e um computador. Na ocasião os produtores rurais apresentaram suas propostas para serem analisadas pela Comissão Permanente de Licitação (CPL). Também fazendo parte do evento, alunos da rede municipal de ensino apresentaram uma leitura - em forma de literatura de cordel – mostrando os frutas e legumes utilizados na merenda escolar, seus nutrientes e os benefícios para a saúde das pessoas, além da bela apresentação de tambor de crioula. Uma tradição na região.
Para a efetivação da alimentação escolar, 30% dos recursos são destinados à agricultura familiar. Segundo o prefeito Chico Gomes, a ideia é chegar a 50%, ainda este ano. Mais de 100 agricultores do município de Viana estão inscritos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimento (PAA) do Governo Federal. Os produtos da Agricultura Familiar compreendem frutas, legumes, hortaliças, feijões, entre outros.


Secretário Marlúcio Mendonça
A agricultora Maria Antônia do povoado Bahia está entusiasmada com a política pública municipal voltada para a agricultura familiar. “Está acontecendo uma revolução no nosso município. O prefeito Chico Gomes está de parabéns. Hoje nos sentimos respeitados no nosso trabalho. Esse apoio ao agricultor é fundamental para o nosso sustento. Estamos muito felizes com o prefeito e acreditamos que ele será recompensado por estar nos proporcionando mais um momento de alegria e fé”, declarou.
Secretário Marcone Veloso

Secretário Joaquim Campelo
Marcone Veloso falou da necessidade da continuação do atual governo. “Apesar de estarmos passando por uma grande crise política e econômica no Brasil, Viana tem conseguido andar a passos largos em direção ao crescimento. Prova disso é este local onde estamos reunidos. Não faz muito tempo, este local estava completamente abandonado, sem utilidade, e hoje brilha com a construção deste Restaurante Popular, aonde também funciona a Rodoviária Rural. Mais um projeto de sucesso do prefeito Chico. Ainda tem as mais de 1000 casas que estão sendo concluídas; a construção, climatização e ampliação das escolas, em fim, este é um governo que precisa continuar, para que Viana continue a se desenvolver. Até dezembro muitas obras ainda serão inauguradas”, profetiza Marcone.
Nélio Júnior representou o Fórum em Defesa da Baixada
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento Joaquim Campelo este é um momento muito especial. Segundo ele, ainda em 2013, no início deste projeto, os agricultores se manifestavam descrentes e sem motivação para produzirem, devido a sucessivas decepções com outros projetos semelhantes de outros governos, mas, com o apoio do prefeito Chico Gomes tudo mudou. “Em 2013 começamos com 25, hoje estamos com mais de 100 produtores cadastrados nesse programa, uma grande vitória”, lembrou.

Ainda de acordo com Joaquim, o Município tem uma estimativa de mais de 850 mil reais para serem gastos com a aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Primeira Dama do Município, Dona Alinete Gomes adquire produtos da Feirinha da Agricultura Familiar, montada no local da Chamada Pública
Para o prefeito Chico Gomes, comprar os produtos diretamente do pequeno produtor, além da geração de emprego e renda, garante ao estudante uma alimentação escolar variada, nutritiva e saborosa. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade, incentivando pessoas a participarem do processo de produção familiar, bem como, ajudando no crescimento, aprendizagem, e no melhor rendimento escolar dos alunos. Os agricultores sabem que a compra é garantida pela Prefeitura e que os seus produtos são vendidos pelo preço de mercado”, garantiu o gestor municipal.

Ascom/PMV - Fotos e textos: Marinildo Serejo

Veja mais imagens de evento:
Caminhão personalizado que fará o transporte de produtos da Agricultura Familiar

Apresentação de alunos da Rede Municipal



Nenhum comentário: