domingo, 10 de abril de 2016

“Querem voltar ao poder para fazer a mesma coisa que fizeram no passado”, diz Chico Gomes

Gestor vianense endurece o tom contra a oposição, a cinco meses da eleição.
Chico Gomes - prefeito de Viana (arquivo)
Viana – O clima eleitoral começa a pegar fogo na Cidade dos Lagos. E, quem deu o tom dos acalorados discursos que ouviremos daqui pra frente foi o atual prefeito, Chico Gomes (PDT), que soltou o verbo contra o grupo oposicionista, por conta de vários ataques sofridos nas redes sociais nos últimos meses.

Até então, Gomes vinha adotando um discurso moderado, conciliador e tratando mais de questões administrativas, entre elas, equilibrar o orçamento municipal diante da brutal queda de mais de um milhão no Fundo de Participação nos três primeiros meses do ano, que tem afetado principalmente a manutenção a folha de pagamento em dia.

Ontem (09/04)assim como tem feito todos os sábados, o gestor usou os microfones da Rádio Maracu -AM, no programa Baixada em Debate, para devolver as acusações que tem sofrido de um pequeno exército de “esculhambadores” que, segundo o gestor, pregam a tática do “quanto pior melhor”. “Quem bate em mim é o pessoal que antes estava no poder. Eles é que estão batendo, inventando essas coisas, pensando que nós procedemos da mesma maneira que eles. Era assim que eles procediam. Não estou me referindo só ao ex-prefeito, mas a todo esse grupo político que está aí, querendo voltar ao poder e fazer a mesma coisa que fizeram no passado. Não recolher o INSS, que já recolhemos 16 milhões, para que os nossos servidores tenham a oportunidade de ter uma aposentadoria digna, ter uma pensão vitalícia e ter os benefícios da Previdência Social e antes não se recolhia nada. Só para se ter uma comparação, na última gestão passada, nos últimos 2 anos, recolheram apenas 5 mil reais. Nos dois primeiros anos da nossa administração, nós recolhemos mais de dez milhões. Isso é uma obrigação nossa. Estamos pagamos essa dívida do passado e isso é que deve ser lembrado. Nós negociamos e todos os meses o nosso fundo de participação é abocanhado para pagar essa irresponsabilidade que fizeram no passado” desabafou Chico Gomes.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças, Augustus Gomes, “Eles falam tanto em buracos, mas, nós estamos no inverno, não podemos conter as chuvas. E afirmo mais: os maiores buracos de Viana não são os das ruas e sim das contas públicas, que eles deixaram de pagar. Deixaram um rombo de mais de um milhão somente da Cemar e tivemos de pagar. Mais de 800 mil da operadora Oi. Tivemos que pagar. Mais de um milhão de empréstimos consignados não e repassados à Caixa e nós tivemos que pagar. E, só para lembrar: se for para falar de buracos, o gestor passado tinha o apelido de TATU, tamanho era a quantidade de buracos em Viana”, observou o secretário.

Ainda durante o programa, um ouvinte enviou pelo aplicativo WhatsApp, para a produção do programa, imagens de cheques e documentos de uma suposta empresa sediada em São José de Ribamar, com endereço em uma casa modesta, porta e janela, cujos proprietários tinham vencido uma licitação de mais de um milhão e quinhentos mil reais para reformar escolas em Viana. Segundo apurou a CGU - Controladoria Geral da União, a referida empresa do endereço não existe e seus proprietários são pessoas simples, de baixa renda, que sequer sabem onde fica Viana ou o significado da sigla CGU.

Segundo Chico Gomes, essa é apenas uma das centenas de falcatruas detectadas por uma Auditoria interna, que já se encontra em poder da CGU, no Ministério Público e na Polícia Federal.

Resumindo, até as eleições ainda teremos muitos embates e, quando a Justiça entrar em ação pra valer, muitas águas ainda vão rolar.  É aguardar e conferir!

Nenhum comentário: