segunda-feira, 4 de abril de 2016

Viana - Se o campo não planta, a cidade não janta!

Nova chamada pública para aquisição de alimentos agita o setor produtivo de Viana

Na última sexta-feira (01/04), a Prefeitura e Viana por meio da Secretaria de Agricultura reuniu técnicos agrícolas, delegados sindicais e produtores agrícolas para um produtivo debate sobre a realização da II Chamada Pública da Agricultura Familiar.
A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viana, e serviu para a apresentação dos requisitos e normas do edital para a participação do evento, que movimentou o setor agrícola no ano passado e está sendo bastante aguardado pelos produtores, em função da seriedade e transparência do processo.
Segundo o secretário de Agricultura, Joaquim Campelo, a chamada Pública deve ser realizada no dia 19 de abril (terça-feira) no Restaurante Popular, em Viana, com a participação do prefeito Chico Gomes, convidados e a classe produtora inscrita para participar.
Secretário Joaquim Campelo orienta os agricultores e técnicos a a participarem da Chamada Pública
Segundo o secretário de Agricultura, Joaquim Campelo, é grande a expectativa dos agricultores vianenses, pois agora eles plantam e já tem a garantia da compra e do recebimento por um preço justo. “Não se trata mais somente de uma chamada pública. Estamos falando de uma cadeia produtiva, pois quando agricultor tem a garantia da venda da sua produção, estamos gerando renda e, com certeza outros produtos do comércio de Viana também serão adquiridos pelas comunidades. Portanto, é uma grande oportunidade que o prefeito Chico Gomes - depois que deixou a Prefeitura adimplente – tornou possível para nossa agricultura. Viana já deu um salto positivo com várias conquistas, o último foi o kit para a logística da agricultura familiar, (caminhão Baú, freezer, mesas e cadeiras) que será exclusivo para o recebimento dos produtos da zona rural” disse.

Merenda escolar

Com o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE do Governo Federal, a prefeitura adquire frutas, verduras, legumes e carnes, com preços e mercado e os encaminha para a merenda escolar do município, para o Restaurante Popular e ainda fomenta a realização da Feira da Agricultura Familiar, com preços populares e que agora vai fazer parte do calendário de eventos da prefeitura.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar – COMSEA, Zé Foba, afirmou que a reunião foi bastante produtiva e tirou a dúvida de todos sobre a participação na chamada pública e agora espera que um bom número de produtores participe. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nélio Silva, disse que faltava este contato e agradeceu a forma que o secretário pela disponibilidade afirmou ainda que Joaquim Campelo tem mostrado competência à frente da pasta. Segundo ele, “falta mais dedicação dos agricultores para que Viana produza mais, pois agora tem o apoio municipal”, ponderou.
Agricultura Familiar conta com total apoio da Prefeitura de Viana
Para o prefeito Chico Gomes, Viana está dando exemplo de como produzir alimentos saudáveis e garantir a preservação do meio ambiente, emprego e geração de renda para as comunidades da Zona Rural. “Essa é uma determinação nossa, que Agricultura do município seja recuperada, com todo apoio técnico e que os agricultores e suas famílias sejam incentivados e sua produção valorizada”. concluiu.


Fonte: Ascom-viana - Fotos Adilson Sousa.

Nenhum comentário: